Voce sabe escolher o melhor tipo de coloração para o resultado que você deseja para o seu cabelo?

Voce sabe escolher o melhor tipo de coloração para o resultado que você deseja para o seu cabelo?

Vou te explicar como funciona e pra que serve as colorações semi permanentes, permanentes e as descolorações, assim você vai saber fazer a escolha certa.
Coloração semi permanente, chamamos de tonalizantes.
Elas não são desenvolvidas para cobrir os fios brancos, usam baixa volumagem de oxidante. No processo químico, a baixa volumagem de oxidante faz com que apenas algumas camadas das cutículas do fio se abram, e acontece um deposito de pigmento entre as escamas do fio, que com as lavagens vão se desprendendo, so que um ou outro pigmento pre existente do nosso próprio fio pode ser colorido também, e é por isso que não deixa praticamente nenhuma marca e deixam os fios brancos translúcidos, muitas vezes causando um efeito luzes, acontece de acordo com a distribuição dos brancos. O tonalizante não funciona para clarear os fios, ele dá um brilho de tom aos cabelos e deve aguardar pelo menos 45 dias para sua reaplicação, evitando assim o acumulo de pigmentos entre as escamas que vai manchando o cabelo e com o passar do tempo e com muito acumulo, as pontas vai ficando escuras e a raiz clara.

hairdresser colored hair her client hair salon
Coloração permanente, chamamos de tintura.
Essa sim, foi desenvolvidas para cobrir os fios brancos, clarear e escurecer os cabelos, porem uma vez que escureça a tintura não tem o poder de clarear uma tintura pre existente, pode ser usado volumagem de oxidante em potências menores ou maiores. No processo químico, de acordo com a potencia da volumagem do oxidante, abrimos mais ou menos as camadas das cutículas do fio, e acontece uma coloração do nosso pigmento pre existe, é um processo definitivo, com pouquíssimo desbotamento, que acontece muito mais em função da ação do próprio tempo, sol, praia, do que por causa das lavagens diárias. Pra cobertura dos brancos serem 100% eficazes é importante que se utilize os tons de base, que são identificados pelo /0 ou .0 , nas tabelas. Os outros tons são os de reflexo , que dar a cor, por exemplo /3 ou .3 são os dourados, /4 ou .4 são os acobreados e por ai vai. A vantagem de usar tinta é que só elas tem poder de cobrir 100% os fios brancos com menor desbotamento e a desvantagem , no meu ponto de vista é que ela deixa uma linha dägua no crescimento da nova raiz nascendo. Ja ia esquecendo de dizer que com a tinta e uma volumagem mais potente você também consegue clarear de 2 ate 3 tons o seu cabelo natural, por isso eu gosto tanto do efeito de mechas , feitos com tinta ao invés de descolorante, em cabelo virgem.

side view woman hair salon
E pra finalizar, o nosso famoso descolorante, esse pó só deve ser usado com oxidante de baixa volumagem, e com muito cuidado para preservar a saude do fio, já que ele é bem agressivo e danoso, mais muito utilizado, pois ele é o único capaz de clarear os cabelos naturais acima de 3 tons e também o único a clarear o fio com tintura permanente. Sua potencia permite que ele ‘destrua”nossos pigmentos pré existentes, por isso que o tempo é um fator determinante, ele precisa ser pausado para que o efeito também pare, caso isso não aconteça, o fio pode ter corte químico, na hora ou nas semanas seguintes, e é por isso também a importância de se fazer o teste de mechas, para verificar se o fio está forte e saudável o suficiente a ponto de aguentar a ação do descolorante.
Espero que tenha ficado claro e que agora seja mais fácil de fazer escolhas mais assertivas.

Com carinho, Ana.

@anacampagnucio

Compartilhe este post:
× Como posso te ajudar?