Santo Antonio, São João, São Pedro… E aí, junho foi um mês abençoado pra você também?

Se tem um período do ano em que a religiosidade aflora entre nós, é este: o mês de junho! Além de saudarmos o inverno na expectativa de temperaturas ideiais para tirarmos os casacos e as botas dos armários e de reunirmos a família e os amigos para aquecermos as noites com caldos, foundies e vinhos, é em junho que as pessoas se programam para garantir o ‘pãozinho’ de Santo Antonio, no dia 13, para frequentar as festas juninas, dançar quadrilha ou simplesmente comer uma ‘maçã do amor’ perto de uma fogueira, no dia de São João, dia 23, para acompanhar a procissão de São Pedro, no dia 29… Não importando a religião, o fato é que o brasileiro registra essas datas, seus simbolismos e tradições e fazem desse mês o marco da nossa virada de semestre!

 

Definitivamente, junho é um mês abençoado. E abençoado em todos os sentidos… Do ponto de vista pessoal, não faltam motivos para celebrá-lo! Junho é o mês em que me tornei Doutora em Sistemas de Gestão em Organizações Sustentáveis, pela UFF. Foi também o mês em que me tornei avó pela primeira vez, em 2007, e que soube, agora em 2024, que serei avó mais uma vez, dessa vez de um neném que vai nascer em 2025, lá do outro lado do Atlântico, filho do meu filho que mora na Alemanha. Foi o mês da renovação dos votos do matrimônio de outro filho e nora, numa celebração linda em Lumiar. E, claroooo… foi o mês de muitos eventos ligados à Arte e Cultura. Vamos rever o que aconteceu na cidade?!? Me acompanha:

 

05/junho: O ‘Bazar do Haroldo’ é uma bela iniciativa do meu querido amigo Haroldo Enéas e contou com a adesão em massa da sociedade niteroiense. A ação se transformou numa festa solidária que reuniu uma legião de amigos e que bateu recorde de vendas na noite de estreia, na primeira quarta-feira do mês. Oferecendo roupas novas e usadas, acessórios, calçados e bolsas a preços pra lá de acessíveis, o bazar funcionou por 10 dias, no 3º piso do Plaza Shopping, e teve 100% da renda revertida para as instituições beneficentes que atuam na cidade, a saber: ACHUAP, APADA, Projeto GRAEL e Quintal da Casa de Ana.

WhatsApp Image 2024 07 11 at 06.56.11
Da esquerda para a direita: Adriana Oliveira, Neide Lúcia de Almeida, Haroldo Enéas e Renato Moreth.
Fotografia: Divulgação

06/junho: Dia de agenda fechada para compromissos profissionais porque a tarde foi de aprendizado e troca, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural. Com curadoria de Rafael Romanhol e de Éder Monteiro, o ‘TEDx Niterói’ trouxe 11 mulheres ao palco para contarem, em apenas 15 minutos, o resumo de suas vidas e o que as fez encontrarem sentido na vida. Com o tema ‘Além do Sorriso Delas’, as 5 horas de evento passaram voando para uma plateia de mais de 400 pessoas. Foi lindo, emocionante e muito impactante! Deixou gostinho de “quero mais”!!

 

WhatsApp Image 2024 07 11 at 06.58.32
Neide Lúcia de Almeida, no pátio do Reserva Cultural
Fotografia: Arquivo pessoal

08/junho: O MAC foi palco de um espetáculo de luzes e cores, cultura e tradição, com a exposição ‘Luzes da Coreia’. Com curadoria da jornalista Ana Claudia Guimarães, o símbolo maior da nossa cidade recebeu o embaixador sul-coreano, Lim Ki-Mo, o diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil, Cheulhong Kim, autoridades, políticos e um seleto grupo de convidados para o coquetel de inauguração da concorrida exposição, que segue aberta à visitação até o dia 25 de agosto.

WhatsApp Image 2024 07 11 at 07.00.29
Divulgação da Exposição

17/junho: A tradicional ‘Festa Junina da ACHUAP’ aconteceu em grande estilo, reunindo mais de 100 convidados no Bistrô MAC. Vestidos a caráter (ou não), todos se divertiram com as brincadeiras tradicionais disponíveis e se encantaram com as deliciosas comidas típicas, fartamente servidas durante toda a tarde. Sob a organização das queridas Paula Lara e Márcia Massiere, tudo esteve impecável, da decoração à animação. Demais!

WhatsApp Image 2024 07 11 at 07.02.44
Da esquerda para a direita: Márcia Massiere, Paula Lara e Neide Lúcia de Almeida
Fotografia: Ulisses Franceschi

20/junho: O Teatro Popular Oscar Niemeyer recebeu parentes e amigos que compareceram para acompanhar as homenagens aos certificados com o Diploma Nicette Bruno de Cultura, dentre eles, a querida amiga e artista visual, Wil Catarina. Foi uma noite de celebração das pessoas e instituições que fazem de Niterói um lugar melhor, mais democrático e mais acessível para se viver.

WhatsApp Image 2024 07 11 at 07.04.47 1
Wil Catarina
Fotografia: Divulgação

25/junho: Fechando o mês, levamos cor, movimento e arte digital para o lobby do Hotel Orizzonte, na abertura da exposição ‘Mistura Fina’, da designer e artista Cristina Pinho. Como tem sido, o coquetel da vernissage reuniu dezenas de artistas e amigos que brindaram à ideia genial de juntar o light painting de Renato Moreth com as joias criadas por Cristina, num trabalho criativo, inovador e finamente concebido. A exposição fica aberta à visitação até o dia 30 de setembro, com entrada liberada.

 

WhatsApp Image 2024 07 11 at 07.06.39
A artista Cristina Pinho, ao centro, abraçada pelo curador, Renato Moreth, e pela produtora da exposição, Neide Lúcia de Almeida
Fotografia: Ulisses Franceschi

 

08/julho: E, por conta da correria nas produções de final do mês, aproveito a carona e emplaco o convite para que visitem a exposição “La Belle Époque au Théâtre”, inaugurada nesta segunda-feira. Numa ideia genial, o queridinho de 10 entre 10 niteroienses, Renato Moreth, selecionou 23 cartões postais de sua coleção de fotos de 1905, todas com imagens de atrizes, cantoras e/ou dançarinas parisienses, recuperou eventuais danos às fotografias e me deu o prazer de atuar na pesquisa daqueles perfis. Com apenas um rosto, um nome e uma data, o desafio de encontrar registros sobre suas vidas foi trabalhoso, mas pra lá de compensador. A experiência de ter-lhes dado vida, devolvido suas identidades e compartilhado um pouco de suas histórias, levando-as de volta à sala anexa ao nosso Teatro Municipal, deixou em nós uma sensação indescritível de termos brincado de ‘deuses’. A noite do dia 8 foi mágica e memorável! A exposição fica aberta à visitação na Sala Carlos Couto (anexa ao Teatro Municipal de Niterói, no Centro), até 31 de agosto, de terça a sexta, em horário comercial. Merece a visita!!

 

WhatsApp Image 2024 07 11 at 07.08.11
Renato Moreth e Neide Lúcia de Almeida
Fotografia: Luiz Reis

 

É isso!! A coluna com o que aconteceu em junho custou a ser publicada e ainda dá um preview do que foi o primeiro grande evento de julho. Tudo isso porque esta colunista aproveita o período para tirar as merecidas férias. Deixo um beijo aos leitores e o desejo que julho seja um santo mês, com mais festas e celebrações, mas também descanso e aconchego para todos! Nos vemos em setembro, com o relato do que terá acontecido em agosto. Até lá!!

Neide Lúcia de Almeida é Doutora em Sistemas de Gestão, Relações Públicas, Produtora Cultural e colaboradora do Portal Conectar Niterói.

https://www.instagram.com/neideluciaalmeida/:

Compartilhe este post:
× Como posso te ajudar?