Março, um mês com ‘M’ de Mulher

Se é em março que praticamente o ano começa, dessa vez não foi diferente. O mês começou a mil, recheado de eventos sociais e culturais especialmente dedicados à comemoração de uma data que definitivamente entrou para o nosso calendário: o Dia Internacional da Mulher.

A data foi oficializada em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como “uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo” [1]. É claro que apenas um dia não é suficiente para mitigar todos os problemas enfrentados por nós, mulheres. Seguimos na luta por melhores condições de trabalho e equiparação salarial, por respeito nos espaços públicos e até mesmo dentro de nossas casas; seguimos lutando contra todas as formas de preconceito, assédio e violência; seguimos reivindicando direitos e espaços; seguimos!

O que vimos acontecer em Niterói, em torno desse tema, foi incrível! O mês de março foi inteiramente dedicado à celebração do protagonismo feminino, foi um mês em que a potência feminina foi reverenciada, valorizada e celebrada de diferentes formas, em múltiplas iniciativas. Muito mais do que flores, o que recebemos foi o reconhecimento do nosso papel na sociedade. Cada vez mais, está valendo a máxima “uma sobe e puxa a outra”, título do livro da ex- Casseta&Planeta, Maria Paula Fidalgo.

E vocês, conseguiram espaço na agenda para acompanhar pelo menos parte do que rolou na cidade? Só pra falar de Arte e Cultura, eu tenho uma lista bacana de eventos em que estive presente. Isso, sem falar nos outros tantos em que não pude comparecer… Deem uma olhada:

4/mar: Se teve alguém que se dedicou a celebrar as mulheres, em todas as suas iniciativas, foi a promoter Cacau Dias. Ela arrasou! E saiu na frente, oferecendo um jantar harmonizado, no 1º. CLUBE DO VINHO DE 2024, em homenagem a 9 mulheres que fazem acontecer em suas áreas de atuação. Impossível perder a chance de abraçar as queridas amigas em destaque, presenteadas com obras da grande artista visual Elza Suzuki, e as tantas outras que lotaram o Restaurante Olimpo. O “Clube do Vinho só Pra Elas” acontece mensalmente e é sempre uma oportunidade de, entre um brinde e outro, confraternizarmos com mulheres animadas e interessantes, em uma noite pra lá de descontraída. Fiquem de olho nos próximos eventos e garantam seus lugares à mesa!

WhatsApp Image 2024 04 02 at 8.42.14 PM

Foto 1: Parte das presentes ao 1º Clube do Vinho de 2024, em homenagem ao mês das mulheres. Sentadas, da esquerda para a direita: Duda Oliveira, Neide Lúcia Almeida e Fátima Dantas

8/mar: DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Bem, vocês já devem imaginar… o que não faltou foi evento neste 8 de março! Como acontece há anos, esta é uma data que celebro com minha filha e dessa vez não foi diferente. Para encontrá-la, peguei a ponte aérea Rio-São Paulo e a programação principal foi assistirmos juntas ao musical “TARSILA, A BRASILEIRA”. Com texto e letras de Ana de Toledo e José Possi Neto, protagonizado e produzido por Claudia Raia, em cena com Jarbas Homem de Mello, as duas horas e meia de espetáculo impressionam, encantam e emocionam pela riqueza de detalhes cênicos e performáticos que narram a vida e obra dessa artista mundialmente reconhecida. Uma aula de história e, principalmente, uma lição de resiliência e protagonismo feminino. Se puderem, recomendo o voo e a ida ao Teatro Santander, em SP. Caso contrário, é torcermos juntos para que o musical venha para uma temporada no Rio. Eu quero bis!

WhatsApp Image 2024 04 02 at 8.42.16 PM

Foto 2: Fim do musical, atores em cena sendo aplaudidos de pé

Por estar em Sampa, declinei o amável convite para a abertura do “ID RIO”, no MAC, feito pelo meu querido amigo Haroldo Enéas e equipe do cerimonial e RP do evento. Na ocasião, além do coquetel, os convidados participaram do desfile da LÉCIA, marca de roupas da Letícia Spiller, e puderam assistir ao show da Fernanda Abreu, em área VIP. Pelos registros, a festa foi um super acontecimento!

Ainda no dia 8 e também no MAC, minha amiga fotógrafa, com a alma mais artística que conheço, Adriana Oliveira, inaugurou a exposição “METAMORFOSE: DAS SOMBRAS À LUZ”. Abraçada por amigos, artistas, políticos e anônimos, a exposição é uma unanimidade: emocionante! Através de suas lentes e olhar sensível, Adriana apresenta 7 mulheres que sofreram assédio e violência em algum momento de suas vidas e que receberam o apoio do CODIM (Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres), além de expor a si mesma. A bela “Metaformose” ficou no MAC até dia o dia 24 de março (pude visitar no sábado, dia 16), quando seguiu para a Sala Carlos Couto, no Centro de Niterói, onde fica até dia 26 de abril. A visitação fica aberta de quarta a sexta, das 11 às 18h, e aos sábados e domingos, das 14 às 18h.

WhatsApp Image 2024 04 02 at 8.42.17 PM

Foto 3: No MAC, em visita guiada à METAMORFOSE, com a fotógrafa Adriana Oliveira

12/mar: Esta é uma data que entra para a minha galeria de eventos como um marco profissional e pessoal. Neste dia, tive o privilégio de apresentar, ao lado do meu amigo e parceiro Renato Moreth, o belíssimo trabalho da nossa talentosa e amada artista visual, Leila Briones, na sua primeira exposição individual. “LE BLEU” é, sim, uma exposição de tirar o fôlego! O azul deu o tom, o mar foi o protagonista absoluto do vernissage e os mais de cem convidados que compareceram ao coquetel de abertura da mostra respiraram fundo e mergulharam na profundidade das imagens lindamente reproduzidas em suas telas. “LE BLEU”, com todas as obras à venda, pode ser vista diariamente, no lobby do Hotel Orizzonte, no Gragoatá, até o dia 14 de junho.

WhatsApp Image 2024 04 02 at 8.42.19 PM

Foto 4: Da esquerda para a direita: Neide Lúcia de Almeida, a primeira-dama Christa Voguel, a artista Leila Briones e Renato Moreth.

20/mar: Juntar 90 mulheres num evento, em plena quarta-feira à noite, é um feito… mas, para a dupla HEME, leia-se Haroldo Enéas e Marcelo Espíndola, isso é tarefa pra lá de prazerosa! A promessa de uma noite efervescente foi cumprida à risca e eles não fizeram por menos: networking, bate-papo, alegria, música ao vivo, sorteios e muitos, muitooooossss espumantes fizeram a cabeça de uma mulherada empoderada e chique, que lotou o Coco Bambu, no Plaza Shopping, na volta do “AMIGAS DO ESPUMANTE”. No final da festa, eu fui uma das sorteadas com um super voucher para voltar ao restaurante e como uma das 10 entre 10 mulheres que garantiram sua adesão ao Clube das Amigas. Pelo visto, motivos para brindar não nos faltarão nos próximos meses!

WhatsApp Image 2024 04 02 at 8.42.20 PM

Foto 5: Da esquerda para a direita: Neide Lúcia de Almeida, Angela Brasil, Haroldo Enéas e Beth Grando

Dia 20 foi ainda a data em que, no hemisfério Sul, nos despedimos do verão e demos as boas-vindas ao outuno, na expectativa de que tenhamos dias com temperaturas mais amenas até 21 de junho, quando a estação termina [2].

E, literalmente fechando o mês, um fim de semana prolongado pelo feriado da Páscoa. E é com o espírito renovado pela Semana Santa, com a fé de que a vida se renova e de que tudo pode ser transformado pela força do amor que deixo um abraço a todos e os votos de que tenhamos um mês de Abril absolutamente grandioso! Tchau!

Neide Lúcia de Almeida é Doutora em Sistemas de Gestão, Relações Públicas, Produtora Cultural e colaboradora do Portal Conectar Niterói.

Referências:
[1] https://www.gov.br/inpe/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/dia-da-mulher
[2] https://portal.inmet.gov.br/noticias/outuno-2024-

Compartilhe este post:
× Como posso te ajudar?