Afeto, solidariedade e celebração da vida marcaram o mês de Maio

Maio

Afeto, solidariedade e celebração da vida marcaram o mês de Maio

O mês começou animado com o feriado do dia primeiro, abertura de exposição no dia 2 e com a expectativa da corrida às lojas para a compra dos presentes para o Dia das Mães, almoços em família, mensagens e posts nas redes sociais. Mas o noticiário diário, com cenas impressionantes de uma enchente que ainda não deu trégua, nos sacudiu e fez entender a força de uma ‘mãe’ tantas vezes ignorada: a Mãe Natureza. Cada vez mais sofrendo o impacto da ação desordenada do Homem, o descaso do Estado e a desatenção da população, os eventos climáticos extremos impressionam e traumatizam. Ao longo de todo mês, a chuva devastou 471 cidades, matou mais de 169 pessoas e deixou mais de 600 mil desabrigados, além de 44 ainda desaparecidas, no Rio Grande do Sul [1]. A tragédia mexeu com as nossas emoções e uma corrente de solidariedade se formou em todo país.  A sensação de que “juntos somos mais fortes”, a mobilização em prol da reconstrução e o cuidado com o próximo, nos ajudam a manter a esperança em uma sociedade mais consciente do seu papel na sustentabilidade do planeta.  Difícil encontrar um amigo que não tenha se mobilizado para contribuir de alguma forma… Aos que ainda não deram sua cota de contribuição, fica a dica de que a Prefeitura de Niterói, em colaboração com os polos gastronômicos de Icaraí, Piratininga, São Francisco e Charitas, lançou uma campanha de arrecadação de donativos [2]. Alguns itens são água potável, cestas básicas, produtos de higiene pessoal e ração para animais de estimação e alguns locais para entrega incluem os restaurantes Bendito, Da Carmine e Queen Oceânico. Aplausos à iniciativa e à mobilização que nos une e dá senso de pertencimento, enquanto nação!

E falando em afeto e solidariedade, para celebrar a vida, não faltaram encontros e brindes, na cidade. Bora lembrar o que de melhor aconteceu em Niterói, em Maio:

02/maio: Coincidência ou não, em termos culturais, o mês começou com a abertura de uma exposição cujo objetivo foi justamente sensibilizar o expectador para a preocupação com o meio ambiente e a sociedade. O Coletivo Plural, um grupo de 6 artistas com olhares e materialidades distintas mas que convergem na urgência dos temas ligados ao aquecimento global, a degradação dos oceanos e da sociedade, o desperdício e o consumismo exagerado, recebeu convidados para a abertura da segunda edição da mostra VERSO E REVERSO, na Sala Carlos Couto. Com curadoria e participação de Bê Sancho, Ana Morche, Elza Suzuki, Leila Briones, Veruska Bahiense e Wil Catarina, a exposição ofereceu workshops e rodas de conversa com a comunidade e fica aberta até este domingo, dia 2. Vale a visita e a reflexão!

 

WhatsApp Image 2024 06 01 at 16.29.22
A artista Leila Briones ao centro, com Renato Moreth e Neide Lúcia no coquetel de inauguração da exposição VERSO E REVERSO. Foto de Ulisses Franceschi.

 

04/maio: No sábado, dia 4, a participação de duas amigas artistas niteroienses na exposição coletiva e itinerante DIÁLOGOS, me fez botar o carro na estrada e partir rumo a Búzios. O universo feminino foi o tema central da mostra que reuniu 14 artistas do Coletivo Contemporâneos, na Galeria Arte 4. Com curadoria de Lu Valença, trabalhos individuais e coletivos usaram técnicas de pintura, escultura, fotografia, joalheria e arte digital. O sucesso foi de todos, mas os aplausos especiais vão para as queridas Ana Morche e Cristina Pinho. Em tempo: à Cris Pinho, nossa maravilhosa designer de joias, uma menção honrosa pelo impacto das peças apresentadas e única venda da noite. Arrasou!

 

 

WhatsApp Image 2024 06 01 at 16.33.52
Da esquerda para a direita, Neide Lúcia, Cristina Pinho, Lu Valença, Leila Briones e Ana Morche.

09/maio: Em plena quinta-feira, dia 9, o convite não foi exatamente para uma vernissage, mas bem que poderia… A inauguração do novo showroom da FLORENSE Niterói, em São Francisco, com organização dos promoters Haroldo Enéas e Marcelo Espíndola, buffet Marias&Amélias e DJ Vannier, foi um acontecimento que parou o trânsito e reuniu nomes de peso da política e da nossa sociedade. O projeto arquitetônico da nova loja, amplo, arrojado e moderno, pode ser comparado a uma obra de arte e merece a visita. Ao empresário Ronaldo Stuani, desejo muito sucesso pelo investimento de fôlego, que torna Niterói uma referência no segmento moveleiro e de decoração.

WhatsApp Image 2024 06 01 at 16.37.50
Da esquerda para a direita, Neide Lúcia, Haroldo Enéas e a design de interiores Mariza Guimarães.

28/maio: Depois de duas semanas envolvida com perdas de amigos próximos, a última terça feira do mês foi dia de espantar a tristeza e a celebrar a vida da querida amiga Fernanda Sixel, coordenadora do CODIM, mulher potente, política ativa, comprometida em promover a igualdade de gênero e o acolhimento no enfrentamento da violência contra a mulher. O Restaurante Bendito ficou pequeno para receber os inúmeros convidados para a festa impecável, organizada pela colunista e jornalista Denize Garcia. A alegria radiante da aniversariante contagiou a todos e a festa não teve hora para acabar. Foi demais!

WhatsApp Image 2024 06 01 at 16.42.37
Da esquerda para a direita, Claudia Moniz, Alzira Andrade, Neide Lúcia e Fernanda Sixel. Foto de Ulisses Franceschi

31/maio: Fechando o mês com chave de ouro, Bia Torres, artista visual e ceramista, recebeu amigos e parentes para celebrar seu aniversário, no Espaço Noi, em Icaraí. Foi um evento animado, onde algumas de suas obras foram expostas e discursos emocionados dos convidados homenagearam essa mulher sensível, corajosa e determinada que esbanja vitalidade e bom humor. À querida Bia, deixo os votos de muita saúde, inspiração e vida longa!

WhatsApp Image 2024 06 01 at 16.45.33
Da esquerda para a direita, Tereza Helmold, Neide Lúcia, Bia Torres e Cacau Dias. Foto de Toni Coutinho.

Hora de virar mais uma página no calendário de 2024… Que venha um mês de Junho, com seus dias mais iluminados e suas noites mais frias, as tantas festas juninas e as programações para encontros regados a queijos&vinhos, fondues e caldos de todo tipo. Sem esquecer, é claro, de mais e mais eventos ligados à Arte e à Cultura. Sigamos juntos!

 

Neide Lúcia de Almeida é Doutora em Sistemas de Gestão, Relações Públicas, Produtora Cultural e colaboradora do Portal Conectar Niterói.

https://www.instagram.com/neideluciaalmeida/

Fontes:

[1] https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/29/um-mes-de-enchentes-no-rs-veja-cronologia-do-desastre.ghtml

[2] https://niteroi.rj.gov.br/2024/05/07/niteroi-participa-de-esforco-para-ajuda-humanitaria-ao-rio-grande-do-sul/

Compartilhe este post:
× Como posso te ajudar?