Abril: Um mês cheinho de celebrações e mais exposições

WhatsApp Image 2024 05 06 at 18.44.14

Acontece em Niterói…

Abril: Um mês cheinho de celebrações e mais exposições

Se existe um mês que concentre a celebração de tantos eventos, históricos ou mesmo contemporâneos, esse mês é Abril. Você se lembra de todos? Não… não estou falando apenas do Dia dos Povos Indígenas (19), do Dia de Tiradentes (21) ou do Dia do (re)Descobrimento do Brasil (22).  Passando pela brincadeira do dia 1º. , consagrado ao Dia da Mentira, temos ainda o dia 2, estabelecido pela ONU como Dia Mundial da Conscientização do Autismo, numa forma de ajudar a combater o preconceito e a discriminação que cercam as pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA), o dia 7, como Dia Mundial da Saúde, o dia 22 quando também se celebra o Dia da Terra.  [1].

Em termos culturais, neste mês ainda celebramos o Dia Mundial do Livro Infantil (2), Dia do Jornalista (7), Dia Mundial da Arte (15), Dia da Educação (28) e Dia Internacional da Dança (29). Sinceramente, não sei se é por influência dessas tantas datas comemorativas ou se é mesmo mera coincidência… mas o que não faltou em Abril foram convites para brindes em festas de aniversários de artistas da cidade! A lista de arianos ilustres é extensa e destaco alguns nomes aqui: Angela Brasil (1),  Leila Briones (2), Thaís Garcia (4), Carlos Eduardo Leal (12), Fátima Dantas (13) e Denise Miranda (21). A todos, mais uma vez, os parabéns pelo talento, pela energia e pela alegria que transbordam por onde passam!!

Outra coisa que não faltou em Abril foi feriado. Neste ano, Abril foi um mês que começou depois de um feriado prolongado (dia 1º. foi dia seguinte do Domingo de Páscoa), que teve feriado prolongado no meio (Dia de São Jorge na terça-feira, favorecendo uma segunda enforcada para muitos) e que terminou na véspera de outro feriado… nada mal!  E, ainda assim, mesmo na correria nos poucos dias úteis do mês, não faltaram convites para eventos culturais e exposições, em Niterói. A seguir, um pouco do muito que rolou na cidade:

 

06/abr: Os artistas Dalton Romão, Higor Alcântara e Hilda Gaspar inauguraram a exposição “Inventário das Desutilidades”, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. A exposição, inspirada na “desutilidade poética” de Manoel de Barros, fica aberta ao público até este domingo, dia 5. É correr que ainda dá tempo!

Toninho Machado (presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia), Neide Lúcia de Almeida e Hilda Gaspar (artista).
Da esquerda para a direita, Toninho Machado (presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia), Neide Lúcia de Almeida e Hilda Gaspar (artista). Foto: divulgação

 

11/abr: Sob a coordenação de Angelina Accetta, curadoria dos queridos Bê Sancho e Wil Catarina e fotografia de Adriana Oliveira, a exposição fotográfica “La Távola” voltou para uma nova temporada, desta vez na Galeria La Salle. Em grande estilo, o evento contou com a presença do Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Sr. Massimiliano Lacchini, com a apresentação da Cia Artística Cantante Diem, com um show de músicas italianas, na voz de Carmine Marrasco e, ainda, com a preparação de uma deliciosa massa à bolonhesa servida a todos os presentes. A exposição está aberta à visitação até dia 15 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21h, com entrada franca.

Adriana Oliveira, à esquerda, e Leila Briones, à direita, na inauguração da exposição La Távola.
Grupo de amigas, entre a fotógrafa Adriana Oliveira, à esquerda, e Leila Briones, à direita, na inauguração da exposição La Távola. Foto: divulgação

 

12/abr: Com o tema “Seja protagonista da sua vida”, Cacau Dias e Dani Americano convidaram para um bate-papo em mais uma edição das “Sextas com Artes”, no restaurante Sagrado Mar, no Mercado Municipal de Niterói. Com um welcome drink e um menu elaborado pelo chef Márcio Ferreira, a noite foi de grande aprendizado, reflexão e muita inspiração. O evento, com temas sempre atuais e exposição de trabalhos artísticos, acontece mensalmente.

03
Cacau Dias, Neide Lúcia de Almeida e Dani Americano Foto: divulgação

19/abr: A estréia do espetáculo “A Quebra”, do ator niteroiense Jayme Periard, fez a sociedade niteroiense lotar a plateia do Teatro Municipal de Niterói, na noite do dia 19. A peça, um monólogo em que o ator interpreta 4 personagens, impactou a todos pelo texto corajoso, numa performance extraordinária e comovente. Aos que não tiveram a chance de assistir, na curtíssima temporada na cidade, fica a sugestão de acompanharem as próximas edições. “A Quebra” é, sem dúvidas, imperdível!

04
O ator Jayme Periard em cena.
Foto: reprodução

 

29/abr: Fechando o mês, a exposição “A Arte Digital de Sobral: Primeiras Impressões”, em sua 3ª. edição, chegou ao Corredor das Artes, em grande estilo. Recepcionados pelo prefeito da cidade, Axel Grael, e pela equipe do cerimonial da Prefeitura, liderada pelo competentíssimo Marcelo Espíndola, o artista Marcelo Sobral, políticos, servidores e amigos próximos puderam admirar obras autorais inéditas e releituras e assistir a um vídeo institucional sobre a finalidade daquele espaço cultural, enquanto era servido um delicioso coquetel. Foi mais uma noite particularmente especial e memorável, tanto para o curador Renato Moreth, quanto para esta produtora cultural, que vos escreve. O espaço tem acesso controlado e as visitas são feitas mediante convite do cerimonial, não sendo aberto ao público em geral. A exposição vai até o dia 26 de julho de 2024.

 

Da esquerda para a direita: Renato Moreth, Marcelo Sobral, Neide Lúcia de Almeida e Axel Grael
Da esquerda para a direita: Renato Moreth, Marcelo Sobral, Neide Lúcia de Almeida e Axel Grael

 

A todos, deixo um abraço e o alerta para que se preparem para um mês de maio pra lá de agitado… vai ser preciso fôlego para acompanhar!!  Até lá.

Neide Lúcia de Almeida é Doutora em Sistemas de Gestão, Relações Públicas, Produtora Cultural e colaboradora do Portal Conectar Niterói.

https://www.instagram.com/neideluciaalmeida/

Referências:

[1] https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/abril.htm#:~

Compartilhe este post:
× Como posso te ajudar?