4 Estratégias de Marketing Digital para Empreendedoras: Como Construir uma Presença Online Poderosa
Ter uma presença online, pode significar muito mais do que estar na internet. Apenas ter um site, perfil de rede social ou qualquer outro canal digital, não é garantia de sucesso on-line. Isso porque além de estar lá, é preciso saber se posicionar para conquistar uma audiência verdadeiramente conectada com as suas verdades e soluções. Desde que a internet se tornou indispensável no nosso dia a dia, ter um posicionamento digital entrou na lista de desafios de todas as marcas, principalmente as “pessoais” de mulheres empreendedoras. Normalmente, o desafio de estabelecer conexão com o seu público, começa pela dificuldade de ter uma estratégia de posicionamento digital. No meio de tantas exigências, prioridades e muita confusão, o que realmente vemos é uma manada de pessoas copiando outras, sem clareza, nem maturidade do que estão fazendo! Se por um lado, a cultura da comparação é um vírus digital que nos cega, por outro, a repetição de conteúdos não autorais criou uma grande epidemia de falta de autenticidade no mundo dos likes! Se você não quer se juntar aos milhares de perfis lotados de conteúdos vazios, veja aqui 4 estratégias de marketing digital para construir uma presença online poderosa!
Ter uma Marca Pessoal Forte: independente do seu produto ser a sua imagem ou não, ela será impulsionada pela sua marca pessoal. Por isso, ter claramente uma estratégia digital para sua marca pessoal, deixou de ser um diferencial e é um pré-requisito para construir comunidades: grupos de pessoas que se conectam com você pelo que você é e acredita.
São os atributos de marca pessoal, ou seja: hábitos, crenças, estilo de vida, valores, etc. que inspiram as pessoas e desenvolvem conexão e confiança para que na mente desses seguidores você se torne a opção número 1 no seu nicho. O Personal Branding, como é chamado, é a estratégia de marketing mais usada para que você tenha um posicionamento digital forte, onde as pessoas sabem exatamente quem é você e o que podem espera de você, enquanto solução. A ausência desse posicionamento gera o oposto a isso, você fica entre as milhares de pessoas que não geram relevância e por isso não são acionadas na internet. Para ter uma estratégia de Marca Pessoal você deve, em primeiro lugar, ter muito claro quem é você, quais são seus atributos, valores e objetivos na internet. Por último, e não menos importante, saiba como isso impactaria positivamente a sua audiência. Comece a contar para ela… aqui o desafio é não se distrair com concorrentes e afins. Ser você, vale ouro no Personal branding.
Estratégia de Conteúdo: Se você já tem um posicionamento de marca definido, é hora de avaliar o seu conteúdo. Pode parecer repetitivo e até cansativo, mas ter um conteúdo autêntico e inovador é um grande desafio para as Mulheres Empreendedoras, porém, é a peça que vira o jogo a seu favor. É muito comum que exista uma certa dificuldade em calar as comparações excessivas e principalmente que se tenha disciplina para entender que o conteúdo digital é a sua principal ferramenta de conexão com seu público. Por isso, sempre que você não valoriza esse processo, copia de outra pessoa, do ChatGPT e afins, você está perdendo uma grande oportunidade de ser você e de se conectar com as pessoas.
Dica: uma boa estratégia de conteúdo deve levar em consideração primeiro o que a sua persona quer, e segundo o que você tem de relevante para agregar valor. Juntos esses itens podem ser uma fórmula simples e eficaz de criar um conteúdo autoral e até inovador, afinal fazer exatamente como você faz: ainda é exclusivo 😉
Marketing de Mídia Social para Empreendedoras: o mundo do marketing digital, no geral, é muito amplo. Você deve ser capaz de testar quais canais realmente vão trazer resultado para o seu público. Aqui não tem uma resposta mágica, cada negócio terá sua particularidade. O que vejo na minha experiência como mentora e consultora de marketing, é que algumas mulheres vendem muito bem pelo Instagram, já outras só gastam energia, tempo e dinheiro! Esteja aberta a testar as plataformas que sejam possíveis para você. Teste o TikTok, E-mail Marketing, YouTube, WhatsApp Marketing, crie as suas respostas e foque onde lhe der melhor resultado. Lembrando que as redes sociais, são plataformas poderosas para atração e conexão com o seu público, faça dessas redes, lugares para construir comunidades, isso pode ser até mais relevante que apenas a venda em si, mas tenha o seu canal de vendas bem mapeado, ok?
Estratégias de E-mail marketing: 8 a cada 10 mulheres empreendedoras, que passam pela mentoria ou consultora de marketing digital, não ouviram ou não investem em estratégias de e-mail marketing. A verdade é que essa é uma ferramenta extremamente poderosa para desenvolver um relacionamento ainda mais profundo com a sua audiência, fugindo de certa forma da superficialidade da rede social. Toda a jornada de relacionamento, venda e pós-venda deve ser alicerçada pelo e-mail. Isso confere mais profissionalismo e eficiência aos seus projetos de comunicação e vendas.
Dica: tenha etapas de captação de e-mail nas suas vendas ou redes sociais e se relacione com as pessoas por e-mail também. Não faça apenas ofertas, isso jamais! Desenvolva de fato mensagens que os seus clientes gostem de receber, novidades do ramo, dicas, cupons, condições exclusivas, etc.
Desde que o marketing digital se popularizou, as redes sociais ganharam todo o destaque desse universo. É bem verdade, que elas têm um grande poder de construção de comunidades, mas uma andorinha só não faz verão! Nenhum negócio poderá ter um posicionamento digital escalável e sólido apenas com ações de redes sociais. É preciso ampliar esses horizontes e estar aberta para explorar o real potencial que o mundo do marketing digital tem a oferecer para a sua marca, que está muito além de posts no Instagram, combinado?
Desejo que todos os insights práticos possa ajudá-la a navegar no complexo mundo do marketing digital e alcançar o sucesso. Grande abraço: Shayane Viana.