Marketing x Marketing Digital

Marketing x Marketing Digital: Tudo o que você precisa saber para alavancar o seu negócio em 2024.

Os anos posteriores a Pandemia do Coronavírus nos apresentou dois cenários relevantes sobre o mercado de marketing. Primeiro que a aceleração digital tornou essa estratégia de negócio comum a todos, desde a lojinha da vizinha até grandes marcas internacionais… todas de uma só vez se convenceram que sem a internet não poderia sobreviver. E dois, os termos de marketing e todos os seus desdobramentos podem ser bem mais caros e complexos do que parecia. O lado verdadeiramente bom é que dar conta das demandas de marketing de um negócio, independente do seu tamanho, virou uma pauta quase tão comum quanto precificação e gestão financeira. Já o lado ruim foi a gama de confusões que a democratização desse conhecimento gerou, afinal, alguns negócios finalmente entenderam que marketing não é marketing digital e marketing digital não é post no Instagram!
Mas se para você isso ainda não está claro, fica tranquila, você chegou no lugar certo.

O que é Marketing?

Essa é  uma área do conhecimento/negócio bastante ampla, cuja principal finalidade é mapear, analisa e satisfazer as necessidades e desejos do mercado. Em uma organização, o marketing é responsável por desenvolver, comunicar e entregar ofertas de valor para os clientes potenciais e parceiros, podendo abranger diversas áreas com muitas ramificações, desde pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos/serviços, gestão de marca, relacionamento com o cliente e mais… em resumo, essa é uma área que pode ser dividida em muitas outras, mais específicas, cujo principal objetivo é destacar a sua marca no mercado.

Mas para que serve o Marketing?

Essa é a principal ponte entre o público consumidor de uma marca e seus produtos/serviços. É o marketing com suas ferramentas e estratégias a peça principal que promoverá a sua solução, conectando-a com as necessidades e desejos do seu consumidor, esteja ele onde estiver: seja on-line, nas redes sociais, ou nas ruas por meio de  panfletos, outdoors ou painéis de leds das ruas e pontos de ônibus. É o papel do marketing entender, comunicar, gerar demanda e entregar valor capaz de gerar conexão com o público e relacionamentos duradouros. Ele é fundamental para que a empresa possa alcançar seus objetivos, desde aumentar vendas através da publicidade e propaganda, construir uma marca forte e amada pelos consumidores até transformá-los em defensores da marca, sendo então, essencial para o crescimento de qualquer negócio, seja ele usado em estratégias on ou off-line.

O que é Marketing Digital?

Até agora tudo que falamos sobre marketing, de forma sucinta, está relacionado às suas áreas de conhecimento, independente de onde ele será desenvolvido. Já o marketing digital é a área do marketing exclusivamente desenvolvido na internet. Com o desenvolvimento tecnológico e o avanço digital na década de 90, muitas das ações de marketing começaram a ser direcionadas para o meio digital, por isso, ficou formalmente conhecido como marketing digital.
Não se trata somente de um “novo marketing”, mas partes de uma vasta adaptação de todas as estratégias de comunicação, publicidade e propaganda,  divulgação e geração de demanda, desenvolvidos para as plataformas digitais. O que na década de 90 possa ter iniciado com a popularização dos websites, blogs e chats de mensagens, com o passar dos anos se transformaram nos grandes sites, landing page, blogs de conteúdos, redes sociais, plataformas de anúncio e muito mais. Com a criação de tantas plataformas de relacionamento e entretenimento do consumidor, as marcas criaram também novas maneiras de se comunicar e relacionar com esses clientes, gerando uma cartilha de ações digitais que podem ser feitas para conquistar essa atenção e compra do público conectado.
Em resumo, o marketing digital possui os mesmos objetivos que já falamos nas definições de marketing, com plus de atender a todas as novidades que a internet criou. Se até a década de 90, consumidores apenas compravam de marcas por suas embalagens, qualidade e poder de atração, com a chegada do digital e sua nova cultura de relacionamento e entretenimento, agora os consumidores desejam bem mais que ser convencidos. Na verdade, estão raramente dispostos a comprar de marcas que “vivem” para vender. Os internautas desejam conexão genuína com as marcas, conhecerem seu propósito, linha de produção, bastidores, valores e muito mais! E como é possível tudo isso? Desenvolvendo uma boa estratégia digital, onde é mapeado quais os canais, conteúdos e ofertas relevantes para se posicionar, gerando valor  e conquistando a confiança, para que ele decida finalmente por comprar da sua empresa!

Para que serve o Marketing Digital?

Existe uma frase na internet que diz que “O Dinheiro está onde mora a atenção das pessoas!” (Autor desconhecido).  Dito isso, todas as estratégias de marketing digital que podem envolver: marketing de conteúdo, influenciadores, redes sociais, e-mail marketing, publicidade on-line, marketing de afiliados, e outras, são para atrair a atenção do seu público.
Com a chegada da internet e a transformação digital, um dos maiores impactos dessa área foram as mudanças recorrentes no comportamento do consumidor. Se antes dos anos 2000, havia poucas ofertas “acessíveis” à maioria das pessoas e com baixo grau de alcance, aquela sua vizinha só poderia vender no seu bairro para as pessoas próximas. Hoje, tudo isso mudou, temos um alto índice de marcas que oferecem o mesmo tipo de produto/serviço sem muitas diferenciações de funcionalidade, qualidade e nem mesmo preço. Agora com alcance de certo modo ilimitado, a consequência disso é a alta concorrência em quase todos os nichos de mercado que existem.
Para solucionar o alcance, através do Digital, com pouquinho de dedicação, a sua vizinha poderá rapidamente escalar as vendas para todo o Brasil! Contudo, ainda, sim, irá esbarrar no comportamento de consumo, que atualmente não se baliza mais por escolher comprar pelo preço ou qualidade. A internet criou consumidores extremamente conectados, exigentes, “carentes de atenção”, desconfiados e altamente críticos. Deixando para as marcas uma quantidade excessiva de dever de casa, para conseguirem atender às necessidades deste público, cuja principal forma de ter sucesso é por meio das plataformas digitais, usando como guia a sua estratégia de posicionamento digital.

Qual estratégia você deve priorizar?

Agora que já falamos quais as diferenças entre marketing e marketing digital, podemos então afirmar que um não vive sem o outro e em poucas situações isso não é uma verdade. Mesmo que a sua vizinha tenha uma marca de bairro, sem nenhum interesse de expandir o negócio, estar presente em plataformas digitais fará com que ela construa um bom relacionamento com os clientes, se mantendo diariamente no inconsciente desse público, o que ajuda a manter memória de marca e índice de recompra. Ou seja, é vendo diariamente os conteúdos da vizinha, que um dia, quando eu precisar, é dela que eu vou lembrar de consumir.
Atualmente, alguns negócios com venda de produtos/serviços também utilizam uma estratégia chamada de omnichannel, que resumidamente significa ter uma comunicação integrada em todos os seus canais de contato com o cliente, que pode ser: site, loja física e/ou on-line e redes sociais, proporcionando assim uma experiência de contato com a sua marca, padronizada. Uma vez que esta estratégia seja bem sucedida, é capaz de fidelizar o cliente e torná-lo um apaixonado pela marca.
Esse é apenas um dos muitos exemplos onde o marketing e o marketing digital podem e devem andar juntos.
Uma exceção é para os negócios puramente digitais, como info-produtos e lojas exclusivamente digitais. Para esses casos onde o negócio só atua na internet, então seu foco pode estar no marketing digital, contudo, dependendo do quanto ele cresça, isso pode mudar. Exemplos como Amazon ou Netflix, que tem outdoors de led pela cidade. Neste caso, apesar da sua atuação não ser em meio físico, a atenção do consumidor está, e por isso a marca também o acompanha.
Promover a sua marca e torná-la irresistível ao consumidor pode envolver diversos conceitos e ferramentas de marketing, marketing digital, publicidade e propaganda, cujas estratégias são inúmeras. O ideal ainda é conhecer profundamente o seu consumidor para a partir disto, decidir como a sua marca deve se posicionar, tornando-se atrativo para o público até torná-lo fiel a sua empresa.
Se você quer conhecer mais sobre marketing e como desenvolver estratégias relevantes para se destacar no mercado, pode acompanhar mais do meu trabalho como Mentora e Consultora de Marketing nas minhas redes sociais.
21 99452-4169
Instagram: @shayane_viana
Compartilhe este post:
× Como posso te ajudar?